Você sabe o que é Serigrafia? E quais são as suas vantagens?

A maioria das pessoas já conhecem este fantástico método de impressão, mas para aqueles que ainda não conhecem, saiba um pouquinho aqui.

Serigrafia, silk-screen ou impressão a tela é um processo de impressão de texto ou figura (gravura planográfica) em uma superfície, no qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo ou espátula, através de uma tela preparada.

A serigrafia caracteriza-se como um dos processos da gravura, determinado de “gravura planográfica”. Sem realização de cortes ou sulcos para retirada de matéria da matriz, sendo processo feito no plano, ou seja, na superfície da tela serigráfica que é sensibilizada por processos fotosensibilizantes e químicos.

O princípio básico da serigrafia é relacionado ao princípio do estêncil, uma espécie de máscara que veda áreas onde a tinta não deve atingir o substrato (suporte).

A tela preparada (matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. Em seguida a tela de nylon é pintada (emulsionada) com uma emulsão fotossensível e posteriormente, colocada sobre um fotolito (contendo em cor preta o texto ou figura a ser impresso) em uma mesa de luz.

Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotossensível que foi exposta a luz.

Vantagens de usar a serigrafia na impressão:

Impressão sobre diversos tipos de suportes, tais como: (planos, cilíndricos, esférico, cônica, cúbica, entre outros);
Impressão em locais externos, tais como: (veículos, portas, vitrines, máquinas, etc);
A impressão feita na serigrafia tem uma durabilidade muito longa em comparação a certos tipos de impressão;.
Tem uma diversidade de tipos de tintas, para variados tipos de materiais, temos as tintas: sintética, vinifica, epox, à base d água para malha, entre outras;
Temos muitas outras vantagens em usar a impressão na serigrafia, mas ficaremos com essas vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *